PERIODONTIA MÉDICA

Doença periodontal se caracteriza por alterações nos tecidos gengivais e ósseos, normalmente causados por agressão bacteriana que gera uma resposta inflamatória.

Esta reação à agressão bacteriana provoca a liberação de moléculas pelas células chamadas de citocinas pro-inflamatórias que geram e mantem maior agressão aos tecidos promovendo a liberação de radicais livres (espécimes reativos de oxigênio) que causam ainda mais danos.

Devido às características anatômicas da cavidade oral e à presença de anticorpos na saliva, as infecções e inflamações em boca se tornam com facilidade CRÔNICAS, persistem por muito tempo mantendo elevada agressão por tempo prolongado.

A liberação de radicais livres que podem circular o corpo todo são responsáveis por alterações em outros órgão à distância, sendo esta a relação entre a doença periodontal e outra alterações no corpo como o aumento do risco de problema cardiovascular, aterosclerose, artrite reumatoide, doença renal crônica, enfisema pulmonar, dificuldade no controle metabólico em diabéticos, indução do parto prematuro de crianças de baixo peso entre outros.