EFEITOS COLATERAIS ORAL
Inflamação da mucosite causada pela radioterapia em região de cabeça e pescoço e/ou quimioterapia para diversos tumores sólidos ou hematológicos. Pode desenvolver lesões ulceradas (feridas) muito dolorosas que podem evoluir para desidratação e desnutrição
Devido à alteração da resposta da imunidade principalmente no tratamento de quimioterapia ocorre o aumento do risco de desenvolver infecções, sendo a boca um local de alto risco pois é um ambiente altamente contaminado. Podendo desenvolver infecções bacteriana, fúngicas (cândida) e virais (herpes)
Tanto a radioterapia em região de cabeça e pescoço, quanto alguns quimioterápicos agridem as glândulas salivares promovendo diminuição do fluxo salivar e a sensação de boca seca, apresentando impacto negativo na qualidade de vida do paciente e no surgimento de infecções.
Alterações na composição dentária, associado à alterações da salivação devido à agressão provocada pela radioterapia em região de cabeça e pescoço, predispõe ao desenvolvimento de cárie, principalmente na cervical dos dentes
Ocorrem alterações ósseas devido à radioterapia em cabeça e pescoço o que altera a capacidade de reparação do osso após um trauma, podendo desencadear o desenvolvimento de uma necrose óssea.
O uso de drogas que impedem a perda óssea, alteram o metabolismo óssea predispondo ao desenvolvimento de osteonecrose por dificultar o remodelamento ósseo após algum trauma.